sábado, 28 de agosto de 2010

Uma iniciativa que promete alcançar grande sucesso



Gente, atualmente, as novas formas de gerar combustíveis estão ganhando destaque. Alguns exemplos neste sentido são a produção de óleo diesel a partir da cana-de-açúcar e do lixo orgânico, como mencionei no post anterior. Mas a inovação que merece a nossa atenção hoje é o aproveitamento do óleo da batata frita do McDonald’s como combustível para a frota de caminhões da marca. Assim é que começamos a conhecer de perto as novas “matrizes energéticas” verdes e cotidianas. Projetos-piloto como o acima referido prometem ser a sensação dos novos tempos.

O McDonald’s aqui no Brasil resolveu substituir a produção de sabão pela do biodiesel a partir dos 3 milhões de litros de óleo de cozinha usados na fritura de frango empanado e das tradicionais batatinhas. Isso é fruto de uma idéia surgida há cerca de três anos da parceria Martin-Brower, multinacional responsável pela logística da rede McDonald’s. O projeto atualmente em experimentação – abrangendo 20 lojas – vem rendendo entre 2 e 3 mil litros de biodiesel por mês.

O objetivo para o ano que vem é expandir a coleta do resíduo para todas as 584 lojas no Brasil, atendidas por uma frota de 170 veículos. De acordo com o diretor de contas nacionais e internacionais da Martin-Brower, José Augusto Rodrigues Santos, com a extensão para toda a rede, o potencial de produção será de 2 milhões de litros de biodiesel por ano. Isso significa quase a metade da demanda por combustível da frota, de 5 milhões de litros de diesel ao ano.

Tal iniciativa e demais implementações no setor são a prova irrefutável dos esforços que executivos e empresas terão que empreender no sentido de inovar e aproveitar recursos para reciclagem de produtos e obtenção de energia alternativa. Tudo isso porque o homem vem esgotando fontes de energias naturais convencionais. Por conta disso, e de fatores decorrentes dessa situação, saídas alternativas e criativas precisarão ditar as novas estratégias empresariais de mercado e de sustentação. Mais do que nunca, ser sustentável é preciso!

2 comentários:

  1. Uau! Não sabia que o McDonald1s tinha este tipo de proposta. Resbonsabilidade Ambiental, é isso aí!

    ResponderExcluir
  2. Soluções criativas são capazes de resolver até os problemas que parecem mais difíceis!

    ResponderExcluir