domingo, 15 de agosto de 2010

Saiba mais sobre o lixo orgânico

Olá pessoal!

Acho interessante esclarecer aqui o que é lixo orgânico. Sei que vocês certamente sabem sobre a composição dele, mas é preciso explicar alguns outros detalhes, que vão ajudá-los a compreender melhor a importância de tratá-lo.

Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal. Ele é produzido nas residências, escolas, empresas e pela própria natureza. Como exemplos de lixo orgânico, podemos citar os restos de alimentos orgânicos – carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos –, papel, madeira, ossos e sementes.

Este tipo de lixo gera consequências indesejadas, como mau cheiro, proliferação de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e outros insetos transmissores de doenças. O processo de decomposição do lixo orgânico dá origem ao chorume, um líquido viscoso e de cheiro desagradável, que é um elemento prejudicial à nossa saúde, já que contamina o solo e as águas (rios, lagos, lençóis freáticos). Corroborando, assim, o aumento do risco de surgimento de doenças infecto-contagiosas.

Por tudo o que foi exposto acima, considero de importância estratégica reutilizar o lixo orgânico em ambiente propício para a sua decomposição. E, sem dúvida, o meu projeto é uma boa solução para o problema. Só para relembrar: pretendo ensacar o lixo orgânico e colocá-lo em buracos no solo provocados pela erosão da terra.

Para quem concordar com a minha ideia ou quiser enviar sugestões, críticas ou comentários, podem mandar um e-mail para drlimpeza@gmail.com. Sempre respondo a todos e fico imensamente feliz por cada mensagem que recebo. Deixo aqui o meu muito obrigado aos comentaristas assíduos deste blog e a quem sempre me envia recados de apoio.

Bom domingo!

2 comentários:

  1. É sempre bom ter esses esclarecimentos... Assim, ficamos entendendomelhor sobre os tipos de lixo e a forma de reciclagem.

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que este lixo, por ser derivado de material orgânico, não fosse tão prejudicial. Não sabia que contaminava a água potável. A parte em que o texto fala sobre atrair insetos e ratos, eu sabia.

    ResponderExcluir