domingo, 12 de setembro de 2010

O perigo das queimadas


Quem está acompanhando o noticiário, sabe que algumas regiões do Brasil estão sofrendo com o clima seco. Além de dificuldades para a agricultura, a falta de umidade relativa no ar traz também problemas respiratórios, afetando a saúde dos moradores locais, e – o mais preocupante – a devastação dos campos pelas queimadas. Estas são práticas comuns entre os meses de junho a novembro no interior do país, como método de “limpeza” da área do plantio.

Já se sabe que fazer queimadas no solo é uma técnica ultrapassada, que mais prejudica do que ajuda o solo, causando problemas futuros. Alguns proprietários rurais enxergam apenas o benefício imediato, já que, inicialmente, elas provocam a concentração de nutrientes importantes para a plantação, como o fósforo. Porém, em longo prazo, há uma perda excessiva destes nutrientes, empobrecendo a terra para o cultivo.

Os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais estão sofrendo com o clima seco e, consequentemente, com a rápida expansão dos focos de incêndio, provocados pelas queimadas nas áreas rurais. Desde abril, vários casos estão sendo noticiados, o que levanta a polêmica sobre a necessidade de conscientização da população para os problemas acarretados pela prática.

Hoje, inclusive, ao ler o jornal O Globo online, vi uma matéria sobre o Morro de São Jerônimo, no Mato Grosso, que está sendo consumido pelo fogo há sete dias, mesmo com as tentativas constantes de controlar as chamas. Vejam que perigo!

Peço que todos divulguem estas informações acima citadas e procurem alertar aos conhecidos, amigos e parentes que são proprietários rurais a respeito dos impactos negativos da prática das queimadas. Juntos, podemos zelar pelo nosso ecossistema!

Caso tenha se interessado por este tema, coloco abaixo alguns links interessantes e um vídeo alusivo.

Bom domingo!


______________________________________

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/09/08/meio-ambiente-emergencia-tambem-no-df-322532.asp

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/09/12/fogo-consome-ha-7-dias-morro-de-sao-jeronimo-no-mato-grosso-917610335.asp

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/florestal/artigos/queimadas,_incendios_florestais.html

http://ambiente.hsw.uol.com.br/queimadas3.htm

6 comentários:

  1. Adorei o tema do post, o texto, os links sugeridos e o vídeo! O seu blog está cada vez melhor! Parabéns por este trabalho maravilhoso e nunca pare de nos trazer estas informações tão interessantes!

    ResponderExcluir
  2. Adoro os textos que o senhor escreve! São sempre tão claros e didáticos! Adoraria ver suas ideias na TV!

    ResponderExcluir
  3. Eu moro no interior e sei que os agricultores daqui sofrem muito com este problema das queimadas. O pior é que muitos deles continuam fazendo. E os que não fazem acabam com as terras queimadas também pelo fogo que vem do terreno do lado. Se todo munso falar mais disso, quem sabe o problema nao diminui?

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Pra um país tão grande, com tanta terra, este tema deve ser bem importante!

    ResponderExcluir
  5. Isso é um absurdo! Tb sou contra as queimadas!

    ResponderExcluir
  6. ñ li o seus textos ainda.Mas pelos comentários dá para perceber que suas ídeias são muito legais

    ResponderExcluir