domingo, 22 de agosto de 2010

Produção de combustível a partir do lixo orgânico

Olá, amigos!


Sempre faço muitas leituras e procuro novas opções de reaproveitamento do lixo para diminuir os impactos negativos que ele causa na natureza. Como sabem, eu tenho o meu projeto de transformar o lixo orgânico em adubo para a terra, resolvendo, assim, um do maiores problemas dos agricultores brasileiros: a erosão do solo. Por isso, levanto esta bandeira da reutilização do lixo, o que pode beneficiar extremamente a sociedade.


Numa das minhas pesquisas na Internet, encontrei uma matéria, publicada no Estadão, sobre uma iniciativa norte-americana para o reaproveitamento do lixo orgânico. Sem dúvida, não é uma medida tão viável quanto o meu projeto - em função dos custos elevadíssimos para a implantação. Mas acho interessante colocá-la aqui para que você conheçam e vejam as novas o que está sendo implantado neste sentido ao redor do mundo.


A iniciativa consiste, basicamente, em tranformar o gás metano (que é produzido pelo lixo orgânico em aterros sanitários) em fonte alternativa de energia, sendo usada nos caminhões que transportam o lixo.
Para que vocês entendam melhor, coloco aqui o link da matéria jornalística: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,aterros-sanitarios-dos-eua-produzem-combustivel-do-lixo,490910,0.htm


Espero que gostem da leitura! E não se esqueçam: propor projetos para ajudar na reciclagem e reutilização do lixo é sempre válido. Mas é importante que essas medidas sejam compatíveis com a realidade social na qual estamos inseridos. E, no caso do Brasil, o meu projeto é a solução mais viável por resolver dois problemas que temos de uma só vez: melhorar a produção agrícola e diminuir os impactos ambientais causados pelo excesso do lixo.


Uma boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário