sábado, 3 de julho de 2010

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"


Como disse Lavoisier, a natureza é rica em elementos passíveis de transformação e reutilização. Do ferro se faz o aço; o carbono pode ser grafite ou diamante e o lixo pode virar matéria-prima para artesanato. Só depende da criatividade e do direcionamento dos esforços humanos.
Se você joga diariamente muitas folhas de papel fora, por exemplo, pode mudar seus hábitos e diminuir o lixo que produz. Você estará ajudando a preservação do meio ambiente e sendo ecologicamente correto! Lembre-se de que o deserto começa com o primeiro grão de areia. Portanto, faça a sua parte!

Leia, abaixo, as vantagens da reciclagem de papel:

  • Redução dos custos das matérias-primas;
  • Economia de Recursos Naturais:

- Madeira - Uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4m de madeira, de acordo com o tipo de papel a ser fabricado. Isso representa uma nova vida útil para 15 a 30 árvores, que poderiam ter sido cortadas;

- Água - para fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários 2.000lt de água. Achou muito? Mas não é, pois no processo tradicional este volume pode chegar a 100.000lt/ton;

- Energia - economiza-se aproximadamente metade da energia. Porém, em alguns casos, a redução pode ser de até 80% se comparada a de papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador;

  • Redução da Poluição - Em tese, as fábricas  de reciclagem funcionam sem impactos ambientais, pois a fase crítica de produção de celulose é anterior.  No entanto, as indústrias brasileiras, por ser de pequeno porte e competir com grandes indústrias, não realizam investimentos em controle ambiental, infelizmente!

  • Criação de Empregos:

Estima-se que com o processo de reciclagem de papel haja cinco vezes mais empregos criados do que na produção de papel de celulose virgem e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo.

  • Redução da "conta do lixo":

Saiba que aproximadamente 1/4 do lixo das grandes cidades é composto de papel! Isso mesmo! 1/4 de todo o lixo! Se esse grande volume fosse reciclado, uma cidade como São Paulo poderia economizar cerca de US$ 30 milhões por ano em limpeza pública, além de obter uma receita da ordem de US$ 15 milhões com a venda do papel.

Infelizmente, o Brasil só recicla 30% do seu consumo de papéis, papelões e cartões, não existindo qualquer política pública em favor da reciclagem. Precisamos mudar esta situação urgente!

No próximo post, colocarei aqui algumas informações sobre os materiais que podem ser reciclados.

Até mais!

3 comentários:

  1. Que texto esclarecedor, Dr. Limpeza! Isso é o que podemos chamar de um serviço de utilidade pública... e ecológica, naturalmente!
    Receba os agradecimentos dos ecologistas!! É bom contar com cidadãos como o senhor nessa luta pela preservação ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Muitos nem sabem que tanta economia é feita com o simples ato de uma reciclagem. Informações como as desse blog ajudam a despertar uma nova consciência na população. Oxalá os hábitos da sociedade mudem, e todos passem a fazer a sua parte!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas informações! Eu nem sabia que tanta economia era feita assim!!

    ResponderExcluir