domingo, 18 de julho de 2010

Um novo tipo de tecido



Já falei aqui sobre o impacto que as garrafas pet causam no meio-ambiente e da necessidade de se encontrar novas maneiras de reutilizá-la. Existem pessoas e empresas que transformam estas garrafas em matéria primas para a construção de móveis e enfeites. Mas e se elas pudessem virar tecidos também... É, essa é a mais nova estratégia desenvolvida por empresas com responsabilidade ambiental para diminuir o número de garrafas pets, que tanto poluem a natureza.

Mas como esses tecidos são feitos?

As garrafas feitas com o PET, um polímero termoplástico, dão origem às embalagens que tanto conhecemos. Elas podem ser levadas diretamente para reciclagem. Lá, são separadas por cor e limpas. Seus rótulos e tampas são retirados. Depois, as garrafas são moídas e reduzidas em pequenos pedaços, que passarão por processos de fusão, filtragem e retirada de impurezas. Em seguida, o material passa por equipamentos que o separam em filamentos, resultando numa fibra fina. A próxima etapa é a transformação das fibras em fio. Aí, várias combinações são possíveis: podem ser utilizadas sozinhas ou com outros tecidos, como seda e algodão.

Essa nova tecnologia de reaproveitamento permite que um material que seria jogado fora faça parte de um novo ciclo e diminui o uso de algodão natural.

A Fujiro Ecotêxtil, de Santa Catarina, produz camisetas e ecobags com tecidos feitos da reciclagem de garrafas PET e com algodão reciclado. Os diretores da empresa afirmam que a sustentabilidade tem importante papel em todas as etapas da fábrica.

A malha produzida pela Fujiro é uma mistura de algodão reciclado com a fibra da PET, originando camisetas, ecobags, uniformes.

Para cada camiseta, são utilizadas cerca de 2,5 garrafas. Até hoje, a empresa calcula que já usou aproximadamente 2 milhões de embalagens para produzir tecidos.

É válido mencionar que o Brasil recicla 35% das garrafas PET. Mas esse número pode aumentar com este novo processo de reutilização do material, gerando novos empregos e diminuindo a degradação da natureza causada pelo excesso do lixo.

Para quem quiser saber mais sobre a Fujiro, entre no site http://www.fujiro.com.br

4 comentários:

  1. Que iniciativa legal! Vou entrar no site da empresa para descobrir onde vende aqui no Rio. Eu quero uma bolsa dessa!

    ResponderExcluir
  2. Adorei este post! Essa empresa deveria ser considerada modelo pelas outras. Se todas tivessem essa consciência nosso mundo não estaria nesta situação em que está.

    ResponderExcluir
  3. Que idéia fantástica essa de garrafa pet transformar-se em bolsas. Além de estar preservando nosso meio ambiente estará trazendo para as mulheres modelos novos e arrojados de bolsas que é sempre uma ótima idéias para nossa coleção. Espero que esse projeto se desenvolva logo, pois é de muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal! Essa moda deveria pegar!

    ResponderExcluir