sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lixo: dividir para reciclar

Como prometido no post anterior, hoje vou mencionar aqui alguns materiais que podem ser reciclados. Vale ressaltar que reciclar significa retroceder ao estado original, com transformação em mesmo produto ou em produtos com características semelhantes. Por isso, só alguns materiais podem ser usados na reciclagem. Como devem saber, os mais comuns são papel, vidro, metal e plástico. Vou falar sobre cada um deles:

  • Papel - o reciclado não é semelhante ao beneficiado pela primeira vez. O papel produzido pelo processo de reciclagem tem características diferentes, como cor, textura e gramatura;

  • Vidro - mesmo quando derretido, terá outras características (não as originais), tais como cor e dureza;

  • Metal (alumínio) - pode ser derretido e retrocede ao seu primeiro estado, ou seja, antes de ser beneficiado e transformado em lata. Assim, pode voltar a ser uma lata com as mesmas características originais;

  • Plástico - dividem-se em termoplásticos e termorrígidos. Os termoplásticos podem ser reutilizados, pois, quando aquecidos, permitem a modelagem e, quando resfriados, solidificam-se com a nova forma. Representam 80% dos plásticos consumidos. Já os termirrígidos não derretem quando são aquecidos, o que impede a sua reciclagem.

Para facilitar na hora de separar o lixo, é adotada uma tabela de cores relativa ao tipo de material a ser reciclado ou reutilizado. No Brasil, a divisão de materiais por cores se dá desta forma:

• Azul: papel ou papelão;

• Vermelho: plástico;

• Verde: vidro;

• Amarelo: metal.

E, então, vamos dividir para reciclar?

5 comentários:

  1. Achei este post muito interessante! Vc, como sempre, colocando informações úteis aqui no blog! Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. E eu que achava que todo plástico era reciclável... Sempre aprendo quando passo por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Essa divisão por cores eu já conhecia. Vários lugares usam lixeiras coloridas para separar o lixo. Mas, na minha opinião, isso deverá ser obrigatório em todos os lugares!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de ler o seu blog, Dr Limpeza! E também gosto muito de ler as páginas que você recomenda aqui! Tudo muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Conteúdo super interessante,assim como todos que estão presentes aqui no seu blog. Gostei muito de atualizar meus conhecimentos através de suas publicações.Mas também,vindo do grande Dr. Limpeza... Não tem como não ser produtivo!!!

    ResponderExcluir