quinta-feira, 29 de julho de 2010

A poluição atmosférica e a degradação do planeta



Olá, amigos!

Hoje vou modificar um pouco o meu assunto de praxe. Não vou falar de lixo, mas sim de poluição atmosférica. Sinto a necessidade de fazer este post aqui porque esse é um problema que, até pouco tempo, era restrito às discussões pequenas nas metrópoles mundiais, mas hoje é questão deliberada em todo o mundo. Isso porque sempre houve a necessidade de procurar novas formas de produção industrial, que fossem menos poluentes. No entanto, a situação era protelada e o mundo fechava os olhos para a bomba que estava na iminência de explodir. Agora, que a situação ficou caótica, as pessoas só sabem reclamar, mas muito pouco se faz a respeito.

O efeito estufa, problema mais discutido atualmente, tem colaborado para o aumento da temperatura no globo terrestre. Pesquisas recentes revelaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Inclusive, os pesquisadores afirmam que o descontrole já está provocando o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Num futuro próximo, algumas cidades litorâneas poderão até desaparecer do mapa.


O que é esse efeito estufa, afinal?

Ele é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada de árvores, pois elas são as reguladoras da temperatura. Como estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

Outro grave problema que causa o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. O óleo diesel e a gasolina, por exemplo, são grandes poluidores do meio ambiente. Isso se dá porque o dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera e formam uma camada que impede a dissipação do calor. Há ainda outros gases que contribuem para este processo, como o metano, o óxido nitroso e óxidos de nitrogênio.

E o que exatamente esse efeito estufa pode provocar?

Pesquisadores e cientistas do meio ambiente estão prevendo os principais problemas acarretados pelo efeito estufa:


  • Os ecossistemas poderão ser atingidos, causando a extinção de e várias espécies vegetais e animais;

  • Haverá o derretimento de geleiras e o alagamento de ilhas e regiões litorâneas;

  • O meio ambiente, por estar desequilibrado, originará tufões, furacões, maremotos e enchentes. E, em conseqüência de tais distúrbios climáticos, a produção agrícola de vários países poderá ser influenciada, reduzindo consideravelmente a quantidade de alimentos produzidos.
Quas providências estão sendo tomadas?

Existem algumas ONGs que estão preocupadas com este problema, bem como organismos internacionais. Alguns governos, inclusive, já assumiram uma postura mais comprometida com a redução de emissão dos gases poluentes, como os dos signatários do Protocolo de Kyoto, acordo firmado em 1997.

Em dezembro de 2007, um evento importante aconteceu na cidade de Bali, na Índia. Representantes de centenas de países começaram a definir medidas para a redução da emissão de gases poluentes, que deverão ser tomadas pelos países após 2012.

E o que nós podemos fazer?

Por enquanto, ainda muito pouco, Mas, se cada um, puder reduzir a energia e os combustíveis que usa por fontes alternativas e se houver um comprometimento do governo do país para combater a prática de desmatamento na Amazônia, por exemplo, já estaremos tomando alguma atitude para salvar nosso planeta.

3 comentários:

  1. A gente já está vendo os desequilíbrios climáticos provocados pelo efeito estufa, basta ver os terremotos e furacões que estão assolando cidades em todo o mundo. Tragédias que nós mesmo provocamos! E o pior, sem querer... Mas a simples omissão com relação a estes problemas já nos torna culpados.

    ResponderExcluir
  2. Adorei este post! Estou até pensando em levá-lo para os meus alunos. Está bem claro e didático. Excelente para explicar e fazer refletir sobre o efeito estufa. Parabéns pelo texto! O senhor escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  3. Acho o Protocolo de Kyoto uma boa solução para reduzir a emissão dos gases poluentes! Só acho um absurdo que os Estados Unidos não tenham aderido! Logo eles que jogam no ar uma quantidade enorme de gases tóxicos!

    ResponderExcluir