sexta-feira, 25 de junho de 2010

A ecologia pede passagem pelas estradas

Esta semana, ao fazer minha habitual pesquisa sobre eventos e encontros de ecologia que mobilizam pessoas de diversas partes do país, encontrei o site da Road Ecology Brasil 2010. Segundo os organizadores, o encontro é "um evento multidisciplinar, estando aberto a professores universitários, pesquisadores, empresários, consultores, representantes de instituições governamentais de diferentes esferas administrativas, membros de organizações não governamentais, estudantes de graduação e pós-graduação, interessados na área de Ecologia de Estradas".

Para explicar melhor o intuito do evento, é preciso que eu faça uma pequena contextualização: ecologistas, cientistas e demais estudiosos do meio ambiente promovem debates constantes acerca do impacto ambiental causado pelas estradas rodoviárias. Sabe-se que estas afetam consideravelmente a fauna e a flora da regiões circunvizinhas. Principalmente, quando construídas em regiões de rica biodiversidade, como a Floresta Amazônica, sobretudo porque, além de ameaçar as populações silvestres, surge o sério risco de colisões entre veículos e animais. É dentro dessa preocupação que se enquadra o Road Ecology Brasil 2010, um evento para planejar, monitorar e identificar formas para mitigar os efeitos danosos das estradas sobre o meio ambiente. 

O REB será realizado na cidade de  Lavras (MG), com capacidade máxima de 350 participantes de todo o território nacional. Para quem quiser mais informações, basta acessar http://www.dbi.ufla.br/roadecology. Fica aqui a dica!


5 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar que as estradas ferroviárias são melhores para o transporte de cargas mais pesadas pq desgatam menos o solo. Mas não sabia do perigo causado por estradas rodoviárias para os animais e a vegetação locais! O evento é uma boa dica!

    ResponderExcluir
  2. Se eu morasse em MG, iria com certeza! Pena!

    ResponderExcluir
  3. O Rio não tem muitas coisas assim... Seria muito interessante se vc promovesse palestras e movimentos pró-meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Exceente a ideia de divulgar encontros e eventos aqui pelo seu blog. Com certeza, entrarei sempre para ver o que está acontecendo no país para proteger o meio ambiente. Tentarei, inclusive, ir nesse evento em MG.

    ResponderExcluir
  5. Uma beleza o seu blog, DR. Limpeza!!

    ResponderExcluir