sábado, 5 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesse sentido, muito se fala de proteção às espécies animais em extinção, da necessidade de preservação da água, do desmatamento da Amazônia, da emissão de gases tóxicos e da grande quantidade de lixo jogado na natureza, é claro. Sobre este último, muito se polemiza, mas pouco realmente se faz. E é para preencher essa lacuna – dentre outras coisas –, na discussão de políticas ambientais congêneres, que se centram algumas das principais postagens deste blog.

O problema do lixo no mundo envolve números assustadores. Entre lixo domiciliar e comercial, a produção diária de 2 milhões de toneladas dá conta da gravidade da situação. Tal equivale a nada menos que 700g de lixo por habitante nas áreas urbanas. Absurdo, não? Você já parou para pensar que cada um de nós é capaz de produzir, sozinho (com nossos hábitos antiecológicos) quase 1 kg de lixo por dia?


Mas, se essa é uma espécie de média mundial, imagine a realidade de Nova York: naquela que é considerada a capital mundial – a megalópole da contemporaneidade –, a produção diária de lixo por pessoa chega a 3 quilos!

São Paulo apresenta o problema numa razão de 1,5Kg por pessoa, sendo que a produção de lixo no Brasil, de modo geral, é de 125 a 130 mil toneladas / dia, resultando em 45 milhões de toneladas por ano. E uma análise mais detida dos dados nacionais, infelizmente, dá conta de que o nosso país, sozinho – ao concentrar 3% da população mundial – totaliza 6,5% da produção de lixo mundial. Segundo especialistas e estudiosos estatísticos da área – como representantes da imprensa e da militância ecológica –, a situação no Brasil só não é pior porque contamos com alguns “heróis de circunstância”, os catadores de lixo. Ainda assim, 11% do lixo é levado para aterros inadequados.


E é nesse sentido que eu, como o Dr. Limpeza, levanto a minha voz: para que sejam implementadas, divulgadas e executadas políticas de ação ambiental capazes de minimizar o problema. Este blog, a propósito, foi criado com o objetivo de trazer à tona os tantos problemas ambientais que vêm assolando o planeta. Aqui, nos diversos posts, você verá exemplos de conduta, exposição e discussão de temas afins, como as questões que envolvem o lixo industrial, o hospitalar e o tecnológico. Aguarde a próxima postagem! Enquanto isso, que tal providenciar o devido uso das garrafas pet (como ensinado em post anterior) e divulgar a política de ação do lixo orgânico que venho empreendendo em minha própria fazenda?


Até a próxima!



6 comentários:

  1. Não sabia que somos capazes de produzir um 1kg de lixo por pessoa! Isso é muita coisa!!!! Por isso que nosso planeta está pedindo socorro... Vamos ajudar a preservar o Meio Ambiente, pois precisamos dele para viver!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho vindo aqui aos domingos, mas ontem não acessei a internet. Embora nunca tenha comentado aqui antes, sou leitora e admiradora da filosofia do Dr. Limpeza. E essa semana recebi um power point mostrando o que seria o fim da água no mundo. Fiquei apavorada pensando que aquilo tudo (água como salário, banho com toalha úmida, pessoas envelhecendo desidratadas) pode acontecer mesmo! O homem tem que cuidar da água, do lixo, dos animais, enfim do planeta, senão o caos vai chegar!!

    ResponderExcluir
  3. Desde a ECO 92 que me preocupo com a Terra e as medidas ecológicas eficazes para o problema do mundo. Mas vejo que, quase vinte anos depois, quase nada se fez... Pior... aconteceram coisas muito graves a mais! A Amazônia, por exemplo, e sua lamentável situação!!!
    É preciso reagir!!

    ResponderExcluir
  4. Esses números da produção de lixo por pessoa impressionam... Acho que nunca mais verei o lixo da mesma forma!!!! Vou tentar mandar td para a reciclagem!!!!

    ResponderExcluir
  5. Precisamos pensar mais no planeta, não só no Dia Mundial do Meio Ambiente! Parabéns pelas suas propostas e pelo seu empenho!

    ResponderExcluir
  6. Estou usando essa técnica da garrafa pet... rs Mto boa!

    ResponderExcluir