sábado, 12 de junho de 2010

Saco plástico, um inimigo muito perigoso


As sacolas plásticas, excessivamente usadas em supermercados, farmácias, padarias e demais estabelecimentos comerciais, representam um prejuízo imenso para a natureza. Certamente, você já ouviu falar isso, mas não sabe qual a importância de mudar seus hábitos.

Experimente contar quantas dessas sacolas você leva para a sua casa por semana. Agora, considere que cada uma demora cerca de 450 anos para se decompor. Já percebeu o tamanho do impacto que uma simples atitude (como a de embalar suas compras no supermercado) pode ter na natureza, né?

Mas o que fazer para evitar o uso dos sacos plásticos? Simples: use sacolas de pano! Isso mesmo; aquelas “bolsas” que estão na moda na Europa. Por lá, a sociedade já se deu conta da necessidade de substituir as sacolas de plástico pelas de pano. No Brasil, eu já vi algumas pessoas mudando seus hábitos. Eu, por exemplo, já tenho a minha bolsa de pano, que é facilmente encontrada perto dos caixas de supermercados e farmácias de grande porte.

Você pode estar pensando que todo mundo usa sacos plásticos, que os estabelecimentos em si é que deveriam ter a responsabilidade de eliminá-los das suas rotinas ou ainda que não vai adiantar se só você evitar embalar compras com eles. Porém, pense que, antes de passar para o campo do coletivo, a responsabilidade deve nascer no interior de cada um de nós. Afinal, as ações particulares somadas é que formam a coletividade. Logo, faça a sua parte e incentive que as outras pessoas também façam as delas. É isso que eu tento fazer aqui: mostrar para todos vocês que a natureza pede socorro e apresentar soluções para que consigamos salvá-la juntos.

Bom final de semana a todos! E não se esqueçam: na próxima compra, levem suas sacolas de pano...

6 comentários:

  1. Esse problema do tempo de decomposição das coisas na natureza é muito interessante de ser discutido! Na minha escola, procuramos ensinar lições de preservação ambiental para as crianças. Ano passado a direção da escola fez sacolas de pano para vender este ano, junto com a agenda do colégio. Ideias assim devem ser promovidas sempre!

    ResponderExcluir
  2. Eu uso sacola reaproveitável!!!! E é bom que dá pra colocar dentro da bolsa normalmente e estar sempre com ela quando precisar.

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho essa bolsa de pano ainda... Vou comprar uma!

    ResponderExcluir
  4. é ecologicamente correto usar as sacolas de pano! e mais: elas são charmosas, bonitas e confortáveis de se usar!

    ResponderExcluir
  5. Nunca perei para pensar sobre o tempo de decomposição de cada objeto. Fiquei impressionada com o tempo de 450 anos da fralda descartável comum; e não sabia que existia uma biodegradável. Estou esperando um bebe e certamente na hora das compras procurarei as biodegradáveis.
    Estou adorando ler seu conteúdo. Um grande abraçõ e me mantenha atualizada.

    ResponderExcluir
  6. MUITO LEGAL .NA MINHA ESCOLA ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE ISSO ,

    ResponderExcluir