domingo, 30 de maio de 2010

Para onde deve ir o lixo eletrônico?

Neste domingo, vou falar de outro tipo de lixo: o eletrônico. Várias pessoas têm me perguntado o que fazer com eletrodomésticos velhos, baterias, pilhas, celulares etc. O lixo convencional, obviamente, não é o melhor caminho para depositar estes materiais. Para resolver tais questões, existem postos de coleta de lixo eletrônico espalhados por todo o país.


Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria do Meio Ambiente estabeleceu uma parceira com o Instituto Sérgio Motta, a fim de criar um site para indicar os postos de coleta de lixo eletrônico do Estado. O “e-lixo” é uma plataforma fácil e eficaz; basta inserir o CEP e definir o tipo de lixo que precisa ser descartado que aparecerá o posto de coleta mais próximo de sua casa. Acesse http://www.e-lixo.org/e conheça melhor o projeto.

Para quem mora no Rio de Janeiro, coloco abaixo alguns endereços de postos de coleta:


  • CIC - Centro Interativo de Circo - Fundição Progresso - Rua dos Arcos, 24 - Lapa;

  • Associação dos Carregadores do CEASA - CEASA IRAJÁ - em frente à estação de metrô Coelho Neto.
Se você quer saber mais sobre este tipo de lixo, acesse http://www.lixoeletronico.org/.


INTERESSANTE

Hoje, quero também destacar uma matéria que foi publicada no jornal O Globo de quarta-feira passada, dia 26 de maio de 2010, cuja vertente principal era a divulgação de um estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O estudo revelou que um terço dos detritos produzidos no estado do Rio de Janeiro é jogado em rios ou lixões. Para quem se interessa pelo tema, leia em http://www.aarffsa.com.br/noticias/26051003.html .


Bom domingo a todos!

6 comentários:

  1. Que informação útil, Dr. Limpeza! Eu tenho um monitor velho aqui em casa e não sabia o que fazer com ele... Obrigada pela sugestão!

    ResponderExcluir
  2. Moro em SP e não sabia desse site. Vou ajudar a divulgar!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! De extrema importancia as informações deste artigo.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa tem duas impressoras e um scanner que ninguém usa mais. Acho importante esse tipo de esclarecimento de solução para o lixo eletrônico. Nos dias de hoje, ás vezes as pesoas não sabem como agir. Tudo parece se acumular... aparelhos, dúvidas. Nada como a boa informação!

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que tem existem postos de coleta aqui no Rio. Tenho um monte de "tesouros" antigos aqui para mandar pra lá.

    ResponderExcluir
  6. Post ótimo! Super útil! Adorei!

    ResponderExcluir