quarta-feira, 19 de maio de 2010

Para onde deve ir o lixo orgânico?

Leitores, hoje o tema do post é sustentabilidade. Mais do que palavra da moda, o termo representa uma preocupação consciente com os materiais que poluem a natureza e demoram anos no processo de degradação. Muitas empresas, atualmente, possuem a responsabilidade de desenvolver e aplicar políticas sustentáveis, beneficiando o meio no qual se inserem. Destaco aqui as políticas sociais e ambientais da Natura, da Shell e do Banco Real. Estas vão além de exemplos a serem seguidos; levantam a bandeira de cidadania na luta por um mundo melhor.


Neste âmbito de sustentabilidade, muitas práticas são empregadas para reaproveitar materiais (orgânicos e inorgânicos), como reciclagem, uso em aterros sanitários, produção de fontes alternativas de energia e de fertilizantes. É sobre esta última forma de reutilização do lixo orgânico que pretendo escrever hoje: o reaproveitamento do lixo orgânico como fertilizante para a terra.


Como agricultor, vejo o estado lamentável de degradação do solo devido às práticas destruidoras da ação humana. Em minha fazenda, por exemplo, é possível ver grandes sulcos (verdadeiras valas) na terra. Isto se deve às fortes enxurradas, que destroem o solo não coberto por vegetação. Tal desgaste traz muitos problemas ao agricultor, pois as águas das chuvas escorrem por estas valas e não penetram no solo, impedindo a formação dos lençóis freáticos. Assim, a terra fica mais seca, o que prejudica a plantação. Por observar este problema de perto, proponho que a maior parte do lixo orgânico (restos de alimentos) seja reaproveitada para a produção de fertilizantes, ou seja, que estes resíduos sirvam como adubo para a terra. Desta forma, todos saem beneficiados e a natureza agradece.


Vamos pensar e agir juntos por um mundo mais equilibrado. Ser ecologicamente correto deve ser mais do que um slogan; deve ser uma ação!

16 comentários:

  1. A natureza está pedindo socorro em todas as partes do planeta. E campanhas como a sua podem salvar o mundo. Parabéns, Dr. Limpeza!

    ResponderExcluir
  2. Também sou proprietário rural, de pequeno porte, mas sou. E estava fazendo uma pesquisa sobre reutilização do lixo orgânico e encontrei o seu blog. Quero cumprimentar pelas campanhas que faz. Sua fazenda deve ser uma fazenda modelo.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Limpeza, eu sei que existem várias maneiras de reutilizar o lixo, mas não sabia que o uso do lixo para a produção de fertilizante fosse tão necessária. Acho que quem vive na cidade grande, como eu, não pensa nos problemas do campo, simplismente por não conhecer a realidade de vocês.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Manhães Souto Silva22 de maio de 2010 às 13:48

    Oi, Dr Emmerson! Apreciei muito a sua forma de pensar nos problemas ambientais e propor soluções.
    Sou biólogo e estou fazendo uma tese de mestrado sobre os problemas causados pelo lixo. Vi o informativo que você fez sobre o lixo e gostaria de anexá-lo ao meu trabalho. Será que você pode me enviar? O meu e-mail é carlos.silva8364@yahoo.com.br
    Desde já, grato.

    ResponderExcluir
  5. As políticas ambientais e sociais das empreas que você citou nos post realmente são muito boas! O Banco Real, inclusive, sempre ganha prêmios por isso. Até no site dá para ver que eles tem responsabilidade social.

    ResponderExcluir
  6. Antônio César Dias22 de maio de 2010 às 14:11

    Estava fazendo uma pesquisa sobre políticas ambientais e encontrei vários blogs interessantes, dentre eles, o seu. Sua soluções parecem ser eficazes! Quem me dera os políticos tivessem essa poratividade e essa vontade de fazer o que está ao alcance para melhorar o mundo. Quero deixar registrado aqui os meus parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Você dá palestras sobre suas propostas? Acho que seria interessante divulgar suas ideias para estudantes, que costumam ser mais empenhados em causas sociais.

    ResponderExcluir
  8. Maria José S. Ribeiro22 de maio de 2010 às 14:24

    Adorei este post! O problema do lixo é uma questão séria que deve ser tratada por autoridades. Já que eles não fazem, cidadãos de iniciativa como o senhor devem fazer! Venho sempre aqui no seu blog e faço questão de deixar sempre o meu comentário. Acho que o Dr. Limpeza alerta a população para os principais problemas e propõe soluções muito interessantes! Está de parabéns, Dr. Emmerson!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog! Sempre leio seus posts e gosto muito!

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana você mencionar a questão da produção ... Muito bacana você mencionar a questão da produção de fertilizantes, pois todos só falam da reciclagem e, raramente, da produção de fontes alternativas de energia. Realmente, uma visão de um agricultor faz falta para que as pessoas entendam as variadas formas de reaproveitamento dos resíduos, beneficiando a todas as classes da população.

    ResponderExcluir
  11. Show! Concordo com tudo o que disse, mas destaco a última parte do texto. Hoje em dia, todo mundo fala que é ecologicamente correto, mas quem realmente age assim? As pessoas andam por aí com sacolas de pano para se mostrarem preocupadas com o meio ambiente, mas, na verdade, só estão seguindo a moda. Acham que isso é legal. Ninguém entende o verdadeiro sentido de realmente não usar a sacola plástica, pois ela leva anos para se decompor. Não adianta nada também comprar caderno de filha reciclada, mas, na própria, casa não separar o lixo. Se intitular bioresponsável todo mundo quer, mas agir mesmo nesse sentido é muito diferente!!!!
    Parabéns por expor seus pensamentos e não ter medo de denunciar mesmo! É assim que todos deveriam fazer! O Dr Limpeza é um exemplo!

    ResponderExcluir
  12. Não tinha a menor ideia de que se formavam valas na plantação agrícola. Realmente, a mídia não dá destaque para os problemas rurais1 Ainda bem que existem pessoas como você, que defendem a própria classe e fazem o que podem para mudar este país caótico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. bacana o seu blog, dr. limpeza! desperta a consciência das pessoas para os problemas ecológicos. vou passar sempre por aqui pra me informar e ajudar um pouco nessa questão.

    ResponderExcluir
  14. Que interessante! Ouço muito falar em reciclar papel, alumínio, vidro etc. Mas reaproveitar o lixo orgânico para as fazendas não é muito difundido não... Tá de parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  15. TEnho um tio que tem fazenda. Vou passar pra ele o link do seu blog. Ótimo trabalho, Dr. Limpeza!

    ResponderExcluir