quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Um tipo de lixo muito perigoso



Minha gente, tenho acompanhado na mídia as recentos notícias sobre a questão do lixo nuclear na Alemanha. A polêmica decisão da chanceler Ângela Merkel de prolongar a vida útil das 17 usinas nucleares do país perturbou os ânimos, criando uma enorme oposição da opinão pública. E, no dia 6, ilhares de manifestantes participaram do maior protesto antinuclear dos últimos anos. O objetivo principal dos ativistas era retardar o envio do primeiro carregamento de lixo radioativo em dois anos no trajeto de volta da França para a Alemanha. Eles alegam que os resíduos produzidos por esta atividade permanecerão radioativos durante milhares de anos. E estão certos!

O lixo nuclear é formado por resíduos de elementos químicos radioativos emanados de processos de produção de energia nuclear. O maior perigo apresentado pelo lixo atômico é sua radioatividade, tóxica e cancerígena, mesmo em quantidades pequenas. Quem não se lembra do imenso problema causado pela explosão do reator central de Chernobyl, em 1986? Vocês sabiam que apenas 5 trabalhadores da usina sobreviveram ao acidente? E que ele teve 400 vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroshima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial? Pois é! Até hoje não foi possível recuperar todas as áreas que foram contaminadas: mais de 5 milhões de hectares de terras ficaram inutilizados.

Por isso, eu deixo aqui o meu apoio aos manifestantes alemães que lutam com dignidade para assegurar condições saudáveis de vida para suas famílias!

4 comentários:

  1. Eu tenho muito medo de usina nuclear. Conheço uma pessoa que já trabalhou em uma e sofre com problemas de sáúde até hoje. Um problema!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia Chernobyl liberou 400 vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroshima. Meu Deus! Eu imaginava que acidentes nucleares eram prejudiciais, mas não noção da verdadeira dimensão do problema.

    ResponderExcluir
  3. Eu li uma matéria sobre essa manifestação na Alemanha. Achei ótimo que o povo tenha lutado contra a decisão de manter as usinas nucleares.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei impressionada com este post! Não sabia que uma usina nuclear poderia ser tãooo perigosa assim!

    ResponderExcluir