domingo, 10 de outubro de 2010

O que é ser sustentável?



Hoje o meu post é mais reflexivo... Vejo muitas empresas se autointitulando sustentáveis sem, no entanto, praticarem nenhuma ação efetiva. Usar papel reciclado ou separar o lixo não dá um prêmio de atitude sustentável. Na verdade, isso deveria ser obrigação de todos.

Usar uma camisa com “Sustentabilidade. Eu apoio” também não significa que as práticas cotidianas daquela pessoa estão realmente envolvidas com projetos e ações sustentáveis.

Ser sustentável é muito mais do que isso. É pensar maneiras de diminuir os impactos ambientais e implantar projetos de verdade. É desenvolver trabalhos reais com populações carentes, viabilizando renda através de materiais que antes eram descartados. É levantar a bandeira contra o desmatamento e plantar árvores. É separar o lixo e mandá-lo para a reciclagem. É participar de fóruns online de discussão ou ajudar ONGs que preservam o meio ambiente. É pensar em cada atitude por menor que pareça e no seu possível impacto na natureza.
Eu acho que sustentabilidade tornou-se a palavra da moda. Parece que as práticas cotidianas da empresa nem precisam seguir as políticas sustentáveis e nem ter projetos voltados para a preservação do meio ambiente, basta que esse termo “desenvolvimento sustentável” faça parte da missão, da visão ou dos valores da empresa. É contra essa visão errônea que eu luto. Eu luto pela real prática de ações sustentáveis. Eu luto pelo meio ambiente. Eu luto pelo nosso planeta!

2 comentários:

  1. Concordo com você, Dr Limpeza! Ser sustentável é ter atitude e não pura demagogia.

    ResponderExcluir
  2. Concordo.
    Sustentabilidade vai além do modismo, deveria ser encarada com a seriedade que lhe é real.
    A partir do momento que mudarmos nossa cultura passaremos a conhecer o que realmente essa palavra significa. Como? Não é simples, mas viável.
    Um forte investimento na Educação Ambiental, investir na cultura endógena de cada região, um progama de SGA empresarial mais eficaz, sério e limpo.
    Temos alternativas que poderiam difundir o verdadeiro sentido do que é suntentabilidade,mas ai vem a pergunta:
    Quem realmente quer isso?

    ResponderExcluir