Neste domingo, vou falar de outro tipo de lixo: o eletrônico. Várias pessoas têm me perguntado o que fazer com eletrodomésticos velhos, baterias, pilhas, celulares etc. O lixo convencional, obviamente, não é o melhor caminho para depositar estes materiais. Para resolver tais questões, existem postos de coleta de lixo eletrônico espalhados por todo o país.
Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria do Meio Ambiente estabeleceu uma parceira com o Instituto Sérgio Motta, a fim de criar um site para indicar os postos de coleta de lixo eletrônico do Estado. O “e-lixo” é uma plataforma fácil e eficaz; basta inserir o CEP e definir o tipo de lixo que precisa ser descartado que aparecerá o posto de coleta mais próximo de sua casa. Acesse http://www.e-lixo.org/e conheça melhor o projeto.
Para quem mora no Rio de Janeiro, coloco abaixo alguns endereços de postos de coleta:
CIC - Centro Interativo de Circo - Fundição Progresso - Rua dos Arcos, 24 - Lapa;
Associação dos Carregadores do CEASA - CEASA IRAJÁ - em frente à estação de metrô Coelho Neto.
Se você quer saber mais sobre este tipo de lixo, acesse http://www.lixoeletronico.org/.
INTERESSANTE
Hoje, quero também destacar uma matéria que foi publicada no jornal O Globo de quarta-feira passada, dia 26 de maio de 2010, cuja vertente principal era a divulgação de um estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O estudo revelou que um terço dos detritos produzidos no estado do Rio de Janeiro é jogado em rios ou lixões. Para quem se interessa pelo tema, leia em http://www.aarffsa.com.br/noticias/26051003.html .
Bom domingo a todos!
Que informação útil, Dr. Limpeza! Eu tenho um monitor velho aqui em casa e não sabia o que fazer com ele... Obrigada pela sugestão!
ResponderExcluirMoro em SP e não sabia desse site. Vou ajudar a divulgar!
ResponderExcluirMuito bom!!! De extrema importancia as informações deste artigo.
ResponderExcluirAqui em casa tem duas impressoras e um scanner que ninguém usa mais. Acho importante esse tipo de esclarecimento de solução para o lixo eletrônico. Nos dias de hoje, ás vezes as pesoas não sabem como agir. Tudo parece se acumular... aparelhos, dúvidas. Nada como a boa informação!
ResponderExcluirBom saber que tem existem postos de coleta aqui no Rio. Tenho um monte de "tesouros" antigos aqui para mandar pra lá.
ResponderExcluirPost ótimo! Super útil! Adorei!
ResponderExcluir