domingo, 8 de junho de 2014

                              ECONOMIA DE ÁGUA: A CHAVE PARA O PLANETA!

Em comemoração ao dia 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente -, faço aqui uma postagem sobre a reflexão quanto à necessidade de economia de água no mundo. Vejam:





A importância cabal da economia de água

A necessidade de se fazer economia de água é mundial. Mas o Brasil possui uma parcela importante nessa responsabilidade, essencialmente por ser o país mais rico, dentre todos, em água doce do planeta. Isso significa dizer, inclusive, que quase 15% de toda a água do mundo se encontra aqui.  
Sobre essa urgência de conscientização de economia de água, na verdade muitas manifestações já se deram entre nós, como aquela da Campanha da Fraternidade há 10 anos, lembram-se? Mas, creiam amigos, ainda hoje - uma década depois - muito pouco se faz efetivamente em prol da preservação da água.
Na realidade, em termos contextuais mundiais, houve uma determinação da ONU de decretar o período entre os anos de 2005 e 2015 como a Década Internacional da Água pela Vida. E muito mesmo precisa ser feito!

Dados sobre a água no Brasil e no mundo

Sabemos todos que a água ocupa 70% da superfície terrestre. Porém, isso não significa que há "abundância de estoque para os terráqueos". Nada disso! Afinal, quase 98% do referido total se constitui de água salgada - os oceanos. Dois terços do resto se acham na forma de gelo, em calotas polares e, ainda, topos de montanhas.
E, até num Brasil de dita "fartura de água", os números são bastante relativos. Mesmo em meio à  riqueza aquática amazônica, existem muitos grupos de moradores que não são beneficiários diretos das redes de distribuição. E no Nordeste, que conta com quase 30% da população, existe a baixa disponibilidade de parcos 3% de recebimento de água.
E há uma questão maior: muitas vezes o problema não é só a falta de água, e sim a carência estrutural de distribuição e abastecimento. Essas duas vertentes resultam no grave fato de que 40% da população mundial não recebe devido abastecimento de água com qualidade e eficácia. 

O que órgãos internacionais pretendem fazer

Está prevista a apresentação de um plano global (pelos principais dirigentes mundiais), no próximo ano (2015), que será uma espécie de administração inteligente e otimizada dos recursos hídricos do Brasil. Tanto que se aguarda o alcance de uma importante meta: o redução, pela metade, da estatística de pessoas que não têm acesso à água potável. A propósito, hoje, em torno de um sexto da população do mundo (mais de 1 bilhão de pessoas) não tem água limpa e encanada. A situação é tal que prefeituras de quase 20 regiões metropolitanas padecem do "mal do abastecimento". 


Curiosidades sobre a água

1- 95% do consumo de água dos brasileiros vêm diretamente dos supermercados. Assim é que apenas 5º são gastos, diretamente, no consumo em domicílios.
2- Perfazemos hoje o total de 6 bilhões de habitantes na Terra, e isso (pasme!) representa nada menos que um consumo médio (diário) de 40 litros de água por pessoa.
3- Cerca de 60% da água doce é usado na produção de alimentos;
4- Parcos 100g de chocolate representam não menos que 2.400 litros de água!
5- Para a produção de 1Kg de carne, são gastos por dia 15.500 litros de água. Já essa porção em frango consome em torno de 6000 litros.
6- Cereais são correspondentes a um consumo diário de 1500 litros de leite. Já as frutas, aproximadamente 1000 litros diários.


O que você pode fazer para ajudar
Como você vê, o quadro não é animador: chega a ser um disparate se gastar tanta água para pequenas e não-produtivas quantidades de alimentos. Por isso, cada um de nós necessita fazer sua pequena parte de economia, para que, no todo isso possa fazer a diferença!