domingo, 30 de maio de 2010

Para onde deve ir o lixo eletrônico?

Neste domingo, vou falar de outro tipo de lixo: o eletrônico. Várias pessoas têm me perguntado o que fazer com eletrodomésticos velhos, baterias, pilhas, celulares etc. O lixo convencional, obviamente, não é o melhor caminho para depositar estes materiais. Para resolver tais questões, existem postos de coleta de lixo eletrônico espalhados por todo o país.


Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria do Meio Ambiente estabeleceu uma parceira com o Instituto Sérgio Motta, a fim de criar um site para indicar os postos de coleta de lixo eletrônico do Estado. O “e-lixo” é uma plataforma fácil e eficaz; basta inserir o CEP e definir o tipo de lixo que precisa ser descartado que aparecerá o posto de coleta mais próximo de sua casa. Acesse http://www.e-lixo.org/e conheça melhor o projeto.

Para quem mora no Rio de Janeiro, coloco abaixo alguns endereços de postos de coleta:


  • CIC - Centro Interativo de Circo - Fundição Progresso - Rua dos Arcos, 24 - Lapa;

  • Associação dos Carregadores do CEASA - CEASA IRAJÁ - em frente à estação de metrô Coelho Neto.
Se você quer saber mais sobre este tipo de lixo, acesse http://www.lixoeletronico.org/.


INTERESSANTE

Hoje, quero também destacar uma matéria que foi publicada no jornal O Globo de quarta-feira passada, dia 26 de maio de 2010, cuja vertente principal era a divulgação de um estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O estudo revelou que um terço dos detritos produzidos no estado do Rio de Janeiro é jogado em rios ou lixões. Para quem se interessa pelo tema, leia em http://www.aarffsa.com.br/noticias/26051003.html .


Bom domingo a todos!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Para onde deve ir o lixo orgânico?

Leitores, hoje o tema do post é sustentabilidade. Mais do que palavra da moda, o termo representa uma preocupação consciente com os materiais que poluem a natureza e demoram anos no processo de degradação. Muitas empresas, atualmente, possuem a responsabilidade de desenvolver e aplicar políticas sustentáveis, beneficiando o meio no qual se inserem. Destaco aqui as políticas sociais e ambientais da Natura, da Shell e do Banco Real. Estas vão além de exemplos a serem seguidos; levantam a bandeira de cidadania na luta por um mundo melhor.


Neste âmbito de sustentabilidade, muitas práticas são empregadas para reaproveitar materiais (orgânicos e inorgânicos), como reciclagem, uso em aterros sanitários, produção de fontes alternativas de energia e de fertilizantes. É sobre esta última forma de reutilização do lixo orgânico que pretendo escrever hoje: o reaproveitamento do lixo orgânico como fertilizante para a terra.


Como agricultor, vejo o estado lamentável de degradação do solo devido às práticas destruidoras da ação humana. Em minha fazenda, por exemplo, é possível ver grandes sulcos (verdadeiras valas) na terra. Isto se deve às fortes enxurradas, que destroem o solo não coberto por vegetação. Tal desgaste traz muitos problemas ao agricultor, pois as águas das chuvas escorrem por estas valas e não penetram no solo, impedindo a formação dos lençóis freáticos. Assim, a terra fica mais seca, o que prejudica a plantação. Por observar este problema de perto, proponho que a maior parte do lixo orgânico (restos de alimentos) seja reaproveitada para a produção de fertilizantes, ou seja, que estes resíduos sirvam como adubo para a terra. Desta forma, todos saem beneficiados e a natureza agradece.


Vamos pensar e agir juntos por um mundo mais equilibrado. Ser ecologicamente correto deve ser mais do que um slogan; deve ser uma ação!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

UMA GRANDE SOLUÇÃO

O Dr. Limpeza criou uma solução sensacional para resolver o problema da poluição do ambiente pelo excesso de garrafa PET.


Basta reunir as garrafas que você usa no dia-a-dia, cortá-las da forma indicada abaixo e levar para a reciclagem.


Veja o método no desenho:










VOCÊ PODE AJUDAR A MELHORAR OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO EXCESSO DE GARRAFA PET NA NATUREZA. FAÇA A SUA PARTE!

domingo, 2 de maio de 2010

COMBATE À DENGUE

Olá, amigos!

Hoje vou postar mais um informativo aqui para vocês. Este é o meu plano para o combate à dengue. Clique nas figuras abaixo para ampliá-las e visualizá-las melhor.














Ressalto que esta é mais um solução que apresento para um problema que aflige a nossa população! Não falo apenas da questão; apresento soluções para reverter a situação! É nisto que consiste o trabalho do Dr. Limpeza!

Caso queiram entrar em contato comigo, usem o e-mail drlimpeza@gmail.com ou deixem aqui seus comentáros. Terei imenso prazer em responder!